TYPE IS WHAT MEANING LOOKS LIKE.
Robert Bringhurst
Enquanto designers, somos nós que determinamos como transmitimos uma mensagem, seja através do recurso a uma imagem ou texto. É verdade quando dizemos que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas é igualmente correto afirmar que uma frase vale mais do que mil imagens. A qualidade do conteúdo é fundamental, mas é muito importante saber dar vida ao texto e é neste ponto que nós designers temos muito a dizer. Para tornar uma mensagem apelativa conjugamos tipos de letra, cores, tamanhos, alinhamentos e posicionamento das palavras. Resumimos algumas regras para uma utilização eficaz das palavras na comunicação escrita:
Carácter
Quando conhecemos alguém, tiramos-lhe a “pinta” pelas primeiras impressões, e quase de imediato conseguimos avaliar se gostamos ou não da pessoa. No entanto, nem sempre podemos ou devemos julgar o livro pela capa. A tipografia funciona da mesma forma: quando achamos que algo não bate certo, temos que desconstruir e voltar a construir até conseguir dar personalidade à mensagem! Cada um de nós comunica à sua maneira e grita de forma diferente, o mesmo se passa com as fontes, só temos de lhes dar uma formatação diferente para obter inúmeras variantes.
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Impercetível
Existem pessoas que fazem parte da nossa vida, que são fundamentais, mas que são quase impercetíveis. Com as fontes acontece o mesmo, se não nos percebermos que elas lá estão é porque estão bem aplicadas. Em situações em que olhamos para uma mensagem e o que mais se evidencia é o tipo de letra, e que acaba por nos distrair da mensagem principal, pressupomos que algo não está certo. A mensagem deve ser o mais clara e percetível possível, em qualquer tipo de ambiente em que a fonte esteja inserida.
Significado
A escolha de uma fonte não deve ser influenciada pela popularidade momentânea. Deve decidir-se tendo em conta o significado e o propósito criativo e comercial da marca. Um excelente exemplo disso é a Coca-Cola, Nike ou Adidas, marcas intemporais, que se tivessem optado por utilizar a Helvetica ou Arial no seu logótipo, certamente hoje não teriam tanto sucesso.
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Versátil
Sermos mais digitais influência a forma como consumimos a informação, sendo que cada vez mais conteúdo é transmitido através de ecrãs e dispositivos móveis. Isto leva a que seja necessário perceber se a tipografia que usamos na impressão funciona da mesma forma em diferentes plataformas e ecrãs.
Direta
Seja qual for o idioma em que esteja escrita, a tipografia ligada a uma imagem universal acaba por não necessitar de muitas explicações. Transmitir uma imagem clara, simples e direta, para além de poupar tempo ao utilizador, ficará certamente na memória de qualquer um.
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Divertida
O comportamento é uma língua geral percebida por todo o ser humano. Por isso, descrevê-lo com a tipografia pode ser uma forma incrível de conseguir comunicar eficazmente, brincando e dando o significado que ela bem merece. Na imagem abaixo deixamos um exemplo de uma ideia simples, e facilmente percetível pelo seu cliente. Por isso, use e abuse das fontes, que bem conjugadas poderão trazer uma grande vantagem visual ao seu trabalho.
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Hierarquia
Escolha o que pretende que fique mais evidenciado. Quando são utilizadas fontes com o mesmo impacto visual, não está a dar destaque a nenhuma informação em particular e por isso não consegue passar a mensagem certa ao seu cliente. Utilizar a caixa alta e o “bold”, poderá ser uma hipótese de comunicar de forma certa.
![](https://www.red-dot.pt/wp-content/uploads/2020/12/atencao_3-1024x271.jpg)