STCP — Organizational Culture Identity
O que nos MOBE é o desafio. O poder que aplicamos no desenho de imagens e palavras para inspirar e melhorar vidas. É o que temos feito no nosso mais recente projeto de comunicação para a STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
Com mais de 150 anos de história e um legado único, a STCP desenvolveu a sua Identidade de Cultura Organizacional identificando os 5 pilares do ADN da empresa para criar uma base estruturada de suporte aos mais de 1300 trabalhadores. O desafio que nos foi apresentado consistia em criar uma marca de comunicação interna simples, mas inspiradora e impactante, que gerasse um sentimento de orgulho e pertença à tribo STCP, além de traduzir a missão da marca: Levar as pessoas mais longe.
MOBES (MOBilidade e BEM Estar) foi o nome escolhido e a representação gráfica do logotipo teve origem no ícone do logo STCP enquanto indivíduo em mobilidade constante entre o ponto de partida e a chegada. O arco-íris de 5 cores que pintam o logotipo representam cada um dos pilares da Cultura: Visão, Missão, Valores, Manifesto e Mantra. E para a linguagem de comunicação MOBES bebemos das palavras de Almeida Garrett: “Se nessa cidade há muito quem troque o B pelo V, há muito pouco quem troque a honra pela infâmia e a liberdade pela servidão.” Assumimos os “B” do Porto e uma linguagem direta e acessível, com expressões típicas das gentes do Norte, “Mui Nobres, sempre leais e invictas”, que fazem da mobilidade pelas ruas do Porto o seu modo de vida.
A ativação da marca deu-se em ambiente de festa e celebração no primeiro arraial MOBES, de convívio entre todos os trabalhadores. Além do Manual de Identidade da Cultura e da decoração dos espaços na Sede e Garagem da Via Norte, reforçámos a explicação visual e viva da marca e dos seus valores através da produção de um vídeo inspirador que envolveu a participação de várias equipas de trabalhadores que figuraram como atores.
Este vídeo resume a mensagem transversal a toda a comunicação: o motor da STCP está nas pessoas, através da energia que irradiam pela mobilidade. A LEVAR-TE MAIS LONGE é o claim e missão da marca MOBES. É também a nossa missão.
E a ti, o que te MOBE?
//
What MOVES us is the challenge. The power we apply in designing images and words to inspire and improve lives. This is what we have done in our most recent communication project for STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (Porto Public Transport Society).
With more than 150 years of history and a unique legacy, STCP developed its Organizational Culture Identity by identifying the 5 pillars of the company’s DNA to create a structured support base for more than 1,300 workers. The challenge we faced was to create a simple, yet inspiring and impactful internal communication brand that would generate a feeling of pride and belonging to the STCP tribe, in addition to translating the brand’s mission: Taking people further.
MOBES was the chosen name and the graphic representation of the logo is originated from the STCP isolated icon as an individual in constant mobility between the starting and the finishing point. The 5 colors rainbow represent each Culture pillar: Vision, Mission, Values, Manifesto and Mantra. And for MOBES language we took the words of Almeida Garrett: “If in this city there are many people who exchange B for V, there are very few who exchange honor for infamy and freedom for servitude.” We adopted the “B” of Porto and a direct and accessible language, with typical expressions of the people of the North – “Very noble, always loyal and undefeated”- who live in constant mobility through the streets of Porto.
The brand activation took place in an atmosphere of party and celebration at the first MOBES festival, with all the workers enjoying social interaction. In addition to the Cultural Identity Manual and the decoration of spaces at the Headquarters and Via Norte Garage, we reinforced the visual and vivid explanation of the brand and its values through the production of an inspiring video that involved the participation of several teams of workers who participated as actors.
This video summarizes the message across all the communication: STCP’s engine is in people, using the energy they radiate through mobility. TAKING YOU FURTHER is the claim and mission of MOBES brand. It is also our mission.
What MOVES you?